terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Porque mudamos o nome do blog



O blog “Democracia e Socialismo”, criado em 2011, passará a se chamar LUTA DEMOCRÁTICA. O layout teve pequena mudança, e o novo endereço será www.democracialuta.com.br.
A retirada da palavra “socialismo” se dá por conta de algumas mudanças em nossa orientação ideológica. No início, nos preocupamos em trabalhar a difusão de uma cultura socialista de tipo exclusivamente marxista. Já há algum tempo que o blog vem abandonando a perspectiva de um projeto único e final de sociedade, vindo a concentrar-se na defesa da democracia e seu aprofundamento como projeto civilizatório. O socialismo deixou de ser uma meta final.
Acreditamos que nos complexos tempos modernos, faz se necessário abandonar concepções finalísticas de sociedade, negando vias únicas para superação dos problemas que ora nos assolam.
Permanecemos localizados no campo da esquerda democrática e reformista, com forte influência de Marx e seus intérpretes contemporâneos, principalmente Gramsci. Entretanto, pretendemos dialogar, em nossos textos, com outras correntes teóricas de caráter democrático. As postagens antigas permanecerão hospedadas no mesmo espaço, assim como seus respectivos comentários.
A nova fase que se inicia se justifica pelo fato de que achamos necessário adaptar a nomenclatura do blog a sua principal referência, que deixa de ser o socialismo, em suas variadas formas, para ser a democracia, sempre pensada como valor universal.

Abraços e ótimo 2014 !!

Adelson Vidal Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário